top of page
  • Ponto T

Impactos da moda

Atualizado: 3 de fev. de 2021

Você sabia que a indústria da moda "tradicional" é uma das mais poluentes do mundo?

Pois é, eu que sou formada em design de moda há 7 anos me deparei com essa informação há menos de 3 anos, então se você não sabia fique tranquilo que sua hora também vai chegar (em alguns minutos se continuar lendo esse post).

E o que faz a moda estar no pódio e ser tão poluente?

Vamos a alguns fatos...


- Só na região do Brás e bom retiro são descartadas mais de 20 toneladas de retalhos de tecidos e roupas POR DIA gerando um absurdo de lixo textil que em muitos casos vão demorar centenas de anos para se decompor. Agora multiplica isso por mês, ano , cidades, estados e países... assustador né?

- A produção dos tecidos é responsável por 10% das emissões globais de gases do efeito estufa, segundo relatório de mudanças climáticas das Nações Unidas. Couro, lã, poliéster, algodão e viscose estão entre os tecidos mais prejudiciais no processo da matéria prima.


-No cultivo de fibras naturais como algodão ( um dos tecidos mais usados na indústria), é utilizado uma alta e nociva quantidade de pesticidas e agrotóxicos, prejudiciais não só ao solo, animais e agricultores como a nós consumidores finais.


- Usa-se uma enorme quantidade de água em todo processo para confeccionar uma roupa. Por exemplo para confeccionar um jeans são usados em média 5000 litros de água, uma camiseta 3000 litros, um par de sapato mais ou menos 8000 litros. Gasta-se em média 93 trilhões de litros de água por ano.


Esses são alguns dos pontos que foram abordados entre tantos outros. Vale lembrar que a moda é a indústria que mais emprega diretamente ( maioria mulheres) e cerca de 60 milhões de pessoas indiretamente.


E o que podemos fazer a respeito?

Existem algumas maneiras de amenizar os impactos ambientais na moda. Consumo desacelerado é uma delas, dar vida a roupas de segunda mão, compartilhar roupas, escolher roupas novas com tecidos que tenham produção menos agressiva ao meio ambiente (hoje existem várias opções com co2 neutralizado, selos ecológicos, sustentáveis, reaproveitamento de água, tingimento sem química etc.. ).

Nós como empresa devemos proporcionar roupas pensando nessa cadeia e no legado que queremos deixar ao mundo e como consumidores escolher onde e como gastar o nosso dinheiro. Viver para consumir deixou de estar na moda faz tempo.






11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page